O QUE VOCE DEVE SABER ANTES DE CORTAR GRAMA

O manuseio sem o devido cuidado das máquinas de cortar grama leva à mais de 55 mil lesões por ano nos EUA e, embora não se tenha uma estatística oficial, este número deve ser semelhante no nosso país.

Um número significante destes casos resulta em perda de dedos ou parte do pé. Aproximadamente 75 pessoas morrem por ano em decorrência destas lesões nos EUA.
Especialmente trágicos são os casos de expectadores inocentes, frequentemente crianças, lesados ou mortos por alguém “dirigindo” uma máquina de cortar grama. As estatísticas mostram que uma em cada seis lesões ocorrem em pré-adolescentes que estavam apenas assistindo alguém realizar a tarefa. Crianças abaixo de seis anos e adultos com mais de 65 anos constituem 60% dos casos de morte por estes acidentes. Estes expectadores são lesados por pedras ou outros objetos transformados em verdadeiros mísseis disparados pelo equipamento. A velocidade da hélice de uma máquina de cortar grama é estimada em aproximadamente 371 Km/h e é capaz de projetar um objeto a uma velocidade de 160 Km/h. Para se ter uma idéia a lâmina desta máquina com velocidade máxima tem duas vezes a força de um tiro de magnum 44. 
É importante saber que a maioria dos acidentes ocorrem em terrenos irregulares (especialmente nas descidas), quando a grama esta úmida, quando a iluminação é deficiente (no entardecer) e com “trabalhadores” inexperientes. Mais de 80% das lesões ocorrem entre cortadores de grama casuais de fim-de-semana.
Uma em cada seis lesões por máquina de cortar grama resulta em amputação ou fratura e a hospitalização média por estas lesões é de 7 a 14 dias. O período de afastamento das atividades profissionais é de três a seis meses. Estas lesões, por ocorrerem em um meio altamente contaminado, são seguidas frequentemente de infecção local, o que complica muito o tratamento.
 Observando os dados apresentados anteriormente vê-se que a simples ação de cortar grama deve ser precedida de inúmeros cuidados para assegurar a saúde do cortador e de um possível expectador. Estes dados foram obtidos juntos a Sociedade Americana de Cirurgia do Pé e Tornozelo e nós acreditamos que quase todas estas lesões podem ser prevenidas tomando-se as seguintes precauções:



1. Antes de operar o equipamento, familiarize-se com ele e tenha certeza que ele está funcionando corretamente.


2. Leia o manual de instruções e observe as precauções recomendadas pelo fabricante.


3. Remova objetos, como pedras (projéteis em potencial) do terreno a ser trabalhado.


4. Tenha especial cuidado com terrenos irregulares (principalmente descidas) e nunca corte grama quando esta estiver úmida.


5. Não permita que outras pessoas, particularmente crianças, permaneçam no local enquanto estiver operando o equipamento.


6. Nunca permita que crianças operem estas máquinas.


7. Nunca opere estas máquinas com os pés descalços. 


8. Use óculos, luvas de proteção e botas (preferentemente de borracha) para cortar grama.