CUIDADOS PARA CORRER

A corrida está entre os esportes mais praticados no mundo. Ela melhora muito o condicionamento físico e mental, ajuda a emagrecer e combate ou evita inúmeras doenças (diabetes, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, osteoporose, entre outras). Além de agradável, a corrida não exige nenhuma habilidade especial, porém alguns cuidados devem ser observados para minimizar o aparecimento de lesões.

 

1. Comece a atividade sob a orientação de um profissional. O aumento do seu desempenho deve ser progressivo e lento para minimizar as lesões de sobrecarga, que são um verdadeiro balde de agua fria para quem esta iniciando nesta atividade.

2. Antes e depois de correr, alongue-se sem pressa. 

3. Se você corre diariamente, procure alternar o tênis que você usa, pois a resiliência (capacidade de uma estrutura recuperar as suas características originais) do calçado para absorção de impacto costuma ser superior a 24 horas.

4. Evite lavar o tênis que você usa para correr. A umidade enfraquece as costuras e diminui a vida útil do seu calçado.

5. Procure um profissional para saber o seu tipo de pisada e o tipo de tênis mais adequado para você.

6. A vida útil de um calçado de corrida depende do peso do corredor, do tipo de terreno, entre outros fatores, mas via de regra um tênis suporta bem 500 Km de uso.

7. Tenha cuidado ao correr em declives, eles aumentam o peso corporal e consequentemente a sobrecarga nos membros inferiores.

8. Ao recuperar-se de uma lesão, inicie correndo a metade do percurso que você estava correndo quando teve que parar e aumente não mais do que 10% a cada semana, até alcançar o nível desejado.