NEUROMA DE MORTON

O que é o neuroma de Morton?


É uma compressão nervosa localizada na região anterior do pé e quase sempre dolorosa.


Porque ocorre o neuroma de Morton?

Na maioria das vezes, o neuroma de Morton é ocasionado pelo aumento da pressão na região anterior do pé, decorrente do uso de calçado de salto alto e/ou bico fino, mas algumas vezes o problema se desenvolve sem uma causa aparente.

Qual é o tratamento do neuroma de Morton?


Nos pacientes que têm dor há pouco tempo está indicado o tratamento conservador através da modificação do calçado e prescrição de medicação analgésica.
 Para aqueles pacientes que o tratamento conservador não foi efetivo ou que têm dor há muito tempo, o tratamento cirúrgico torna-se uma alternativa atraente.

Como é a cirurgia?


A cirurgia é realizada ambulatorialmente (ou seja, sem a necessidade de internação) e sob sedação e anestesia local. O neuroma de Morton é liberado ou ressecado, dependendo da gravidade de lesão que envolve o filete nervoso, através de uma pequena incisão realizada em cima do pé.


Como é a reabilitação?


O paciente está liberado para apoiar o pé operado no dia seguinte a cirurgia, mas sem exageros. As caminhadas devem limitar-se às necessidades básicas para diminuir o inchaço e dor do período pós-operatório imediato.


Qual é o resultado esperado da cirurgia?


O objetivo da cirurgia é eliminar a dor provocada pelo neuroma, mas algum grau de alteração da sensibilidade pode persistir após o procedimento.