ESPORÃO DO CALCÂNEO

O que é o esporão do calcâneo? 

É uma saliência óssea, localizada na região plantar ou posterior do osso do calcanhar.

O esporão do calcâneo pode doer?

 Sim, mas aqueles localizados na região posterior do calcâneo junto à inserção do Aquiles e não aqueles mais comuns localizados na região plantar. O que muitas pessoas, e até mesmo profissionais da área da saúde chamam de esporão do calcâneo é, na verdade, uma fascite plantar. No passado, o único exame disponível para investigar as causas de dor no pé era a radiografia, que possibilita somente a visualização da estrutura óssea. Com o advento de exames mais sofisticados, como a ecografia e a ressonância nuclear magnética, foi possível a elucidação de muitas causas de nos pés. Desta forma,muitos casos diagnosticados como esporão de calcâneo passaram a se chamar fascite plantar. 



Do que consiste o tratamento da fascite plantar? 

O tratamento atual da fascite plantar envolve o uso de analgésicos e, principalmente,exercícios específicos de alongamento que devem ser orientados pelo seu médico.

A maioria dos pacientes responde muito bem ao tratamento conservador corretamente instituído, fazendo com que outras formas de tratamento mais invasivas sejam raramente necessárias.