CUIDADOS COM OS PÉS PARA DIABÉTICOS

Os problemas nos pés são a causa mais comum de internaçãohospitalar entre os pacientes com diabete mellitus. Dois problemas nos pes sãoparticularmente comuns entre estespacientes: neuropatia (lesão nervosa) e angiopatia (lesão vascular). A neuropatia é responsável pela perda da sensibilidade nos pés, de formidadenosde dos, desabamento do arco plantar e secura da pele. A associação destes fatores pode levar a úlcera e infecção, que po rsua vez ,podem levar a gangrena e amputação. A perda da circulação é mais difícil de tratar e às vezes a amputação é inevitável. Contudo, um adequado cuidado com os seu spés poderá evita rou pelo meno sprorrogar a necessidade de uma amputação. Observe as dicas abaixo:




 

1. Lave os pés diariamente e se que com atenção, especialmente entre os dedos. Antes de banhá-los, teste a temperatura da água com a mão. Evite extremos de temperatura.


2. Se sua pele é muitos aplique um creme hidratante regularmente.


3. Inspecione em volta e entre osdedostodosos dias à procura de bolhas, cortes ou arranhões. Use um espelho para facilitar a visualização da sola do pé e se a sua visão está prejudicada, peça a um familiar que ajude no exame.


4. O corte das suas unhas deve ser retonos cantos, minimizando as chances de encravamentos.


5. Nunca caminhe descalço, sobretudo na beira da praia ou ao redor de piscinas, pois estes locais podem ter o piso muito quente.

6. Nunca corte ou use agentes químicos para remover calosidades. Procure orientação do seu médico.


7. Se você sente os seus pés frios à noite, use meias. Nunca use bolsas de águaq uente ou outro tipo de aquecedores locais.


8. Use meias apropriadas,preferentemente as que não têm costura e preste atenção para que não fique com dobras. Dê preferênciap ara as meias brancas, pois facilitam a identificação de sangramento ou outras secreções.


9. Examine o interior do seu calçado sempre antes de vesti-los à procura de objetos e nunca use calçado sem meia.


10. O calçado deve ser confortável no momento da compra. Não esper eque ele se molde com o uso, pois isto poderá ocorrer à custas de bolhas ou outraslesões mais graves. 

11. Visite seumédico regularmente e assegure que os seu spés sejam examinados em cada consulta.


12. Não fume. O cigarro piora ainda mais a circulação dos seus pés.


13. Procure seu médico no caso de cortes, unha encravada, micoses, dores ou inchaço nos pés ou qualquer outra alteração no sseus pés.