Recomendações para Cirurgia

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS EM CIRURGIA DO PÉ E TORNOZELO

- Você deve permanecer em jejum absoluto por oito horas antes da cirurgia. Jejum absoluto significa que você não deve comer nem beber absolutamente nada. Você não deve também mascar chiclete, chupar balas ou fumar neste período. Se você faz uso de algum medicamento e precisa tomá-lo neste período, tome-o com um pequeno gole d'água.

- Compareça ao hospital pelo menos uma hora antes do horário programado para a cirurgia e dirija-se ao setor de internações. 

- Se você possui algum convênio, leve consigo o comprovante de autorização da cirurgia.

- Leve para o hospital os exames dos seus pés (radiografias, ressonância magnética, tomografia); o exame de sangue mais recente que possui e o seu último eletrocardiograma (se possui um). Se você realizou uma avaliação pré-operatória com o seu clinico geral ou cardiologista, leve as recomendações dele com você.

- Se foi recomendado pelo seu médico, leve para o hospital o seu calçado pós-operatório e/ou um par de muletas, isto facilitará a sua locomoção após a cirurgia.

- Embora os procedimentos ambulatoriais sejam realizados, muitas vezes, com bloqueio do tornozelo, um tipo de anestesia restrita ao local da cirurgia, na maioria dos casos são utilizadas medicações sedativas. Dessa forma, o paciente deverá permanecer na sala de recuperação por algumas horas após o procedimento (até que esteja completamente recuperado da anestesia), para que possa deixar o hospital com segurança.

- Se você for portador de alguma doença crônica (diabetes, hepatites, pressão alta, etc...) ou se possui alguma alergia medicamentosa não esqueça de comunicar o seu médico e o anestesista. Isto é de extrema importância na decisão das medicações que serão usadas durante e após o procedimento. 


 

INSTRUÇÕES DOMICILIARES PARA O PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO EM CIRURGIA DO PÉ E TORNOZELO

- Procure fazer repouso. Quanto menos você andar, mais rápida será sua recuperação.

- Mantenha sua perna elevada acima da cintura. Isto ajuda muito a diminuir o inchaço pós-operatório.

- Você não deve banhar o local da cirurgia enquanto estiver com pontos e/ou pinos. Os pontos são usualmente retirados 10 a 15 dias após a cirurgia. Os pinos podem permanecer por até 30 dias.

- Você pode caminhar com auxílio de um andador ou muletas, a menos que tenha sido orientado de outro modo. Se você recebeu um calçado pós-operatório, use-o sempre para caminhar ou ficar de pé.

- Veja com o seu médico quais exercícios você pode realizar para manter a musculatura e as articulações funcionando.

- Se estiver com tala ou bota gessada, movimente os dedos. Isto melhora a circulação do membro operado.

- Uma coloração ligeiramente arroxeada pode ocorrer quando o pé está para baixo. Isto é esperado. Se a coloração permanece alterada mesmo após a elevação do membro, comunique o doutor.

- Se você não recebeu receita para dor ao sair do hospital, ligue para o consultório e solicite.

- Ligue e marque o seu retorno no consultório na data combinada com o doutor.

- Sangramento pode ocorrer nas primeiras 24-48 horas após a cirurgia. Isto é esperado.