CUIDADOS COM OS PÉS PARA DIABÉTICOS
Os problemas nos pés são a causa mais comum de internação hospitalar entre os pacientes com diabete mellitus. Dois problemas nos pés são particularmente comuns entre estes pacientes: neuropatia (lesão nervosa) e angiopatia (lesão vascular). A neuropatia é responsável pela perda da sensibilidade nos pés, deformidade nos dedos, desabamento do arco plantar e secura da pele. A associação destes fatores pode levar a úlcera e infecção que, por sua vez, podem levar a gangrena e amputação. A perda da circulação é mais difícil de tratar e às vezes a amputação é inevitável. Contudo, um adequado cuidado com os seus pés poderá evitar ou, pelo menos, prorrogar a necessidade de uma amputação. Observe as dicas abaixo:
- Lave os pés diariamente e seque com atenção, especialmente entre os dedos. Antes de banhá-los, teste a temperatura da água com a mão. Evite extremos de temperatura.
- Se sua pele é muito seca, aplique um creme hidratante regularmente.
- Inspecione em volta e entre os dedos todos os dias à procura de bolhas, cortes ou arranhões. Use um espelho para facilitar a visualização da sola do pé e, se a sua visão está prejudicada, peça a um familiar que ajude no exame.
- O corte das suas unhas deve ser reto nos cantos, minimizando as chances de encravamentos.
- Nunca caminhe descalço, sobretudo na beira da praia ou ao redor de piscinas, pois estes locais podem ter o piso muito quente.
- Nunca corte ou use agentes químicos para remover calosidades. Procure orientação do seu médico.
- Se você sente os seus pés frios à noite, use meias. Nunca use bolsas de água quente ou outro tipo de aquecedores locais.
- Use meias apropriadas, preferentemente as que não têm costura e preste atenção para que não fique com dobras. Dê preferência para as meias brancas, pois facilitam a identificação de sangramento ou outras secreções.
- Examine o interior do seu calçado sempre antes de vesti-los à procura de objetos e nunca use calçado sem meia.
- O calçado deve ser confortável no momento da compra. Não espere que ele se molde com o uso, pois isto poderá ocorrer à custas de bolhas ou outras lesões mais graves.
- Visite seu médico regularmente e assegure que os seus pés sejam examinados em cada consulta.
- Não fume. O cigarro piora ainda mais a circulação dos seus pés.
- Procure seu médico no caso de cortes, unha encravada, micoses, dores ou inchaço nos pés ou qualquer outra alteração nos seus pés.