WhatsApp

Blog

Veja nossas postagens

SAIBA COMO ESCOLHER O CALÇADO DO SEU FILHO

As crianças habitualmente começam a caminhar na época do seu primeiro aniversário. Os pés da criança crescem tão rapidamente que elas irão requerer novos calçados a cada 3-4 meses.

É estimado que até os 16 meses de idade os pés cresçam mais que a metade do seu tamanho a cada dois meses. Dos 16 aos 24 meses, os pés crescem a metade do seu tamanho a cada três meses. Dos 24 aos 36 meses, os pés crescem a metade do seu tamanho a cada quatro meses e nas crianças acima de três anos de idade os pés crescem a metade do seu tamanho a cada quatro a seis meses.

  • Saiba escolher o calçado mais adequado para cada idade:
    • Antes de começar a caminhar:
      • Nesta idade eles não precisam um calçado propriamente dito. Precisam somente de uma meia que mantenha os pés aquecidos ou calçados de tecido que não apertemos pés. É mais importante a flexibilidade do calçado do que o suporte que ele possa proporcionar. Em locais fechados, a criança pode caminhar descalças em problema.
    • Dos 12 aos 18 meses:
      • Escolha um calçado de cano alto que não saia com tanta facilidade dos pés e preferencialmente de lona ou couro, que facilitam a “respiração” dos pés. Prefira calçado com o solado não muito liso para que a criança não escorregue com facilidade e que não seja muito pesado, uma vez que as crianças caminham muito nesta idade.
    • Crianças em idade escolar:
      • Nesta idade você tem uma maior variedade de calçados. Escolha um calçado flexível para permitir a mobilização de todas as articulações do pé em desenvolvimento e com ventilação adequada. Por fim, não esqueça de escolher um calçado com espaço suficiente para acomodar o crescimento do pé em desenvolvimento.
    • Outros conselhos importantes:
      1. Sempre faça o seu filho experimentar os dois pés do calçado. A maioria das crianças tem um pé maior do que o outro.
      2. Calçados de criança devem ser confortáveis imediatamente. Não espere que eles se acomodem com o uso. Isso poderá ocorrer à custa de lesões como bolhas ou calosidades.
      3. A maioria das crianças não desenvolve o arco do pé até a pré-adolescência e nenhum calçado está indicado para auxiliar no desenvolvimento normal do pé até esta fase.
      4. Crianças devem usar calçados que tenham o formato dos seus pés e que tenham espaços uficiente para acomodar os dedos.
      5. Deixe uma distância de um centímetro entre o dedo mais longo do pé do seu filho (habitualmente o dedo maior, mas nem sempre) e a extremidade do calçado.
      6. O calcanhar do calçado deve vestir corretamente e não deslizar com facilidade.
      7. A sola do calçado deve ter um acolchoamento adequado para absorver o impactorepetitivo da hiperatividade típica desta fase da vida.
      8. O calçado deve ser confeccionado de um material que permita a “respiração”, como o couro ou a lona.
      9. O calçado deve proporcionar espaço suficiente para permitir o crescimento do pé da criança.
      10. Um calçado adequado não deverá provocar bolhas, calosidades ou qualquer desconforto.