WhatsApp

Problemas Comuns

DEDOS EM GARRA

O que é o dedo em garra?
É uma deformidade relativamente comum que envolve um ou mais dos dedos menores do pé. O segundo dedo é o mais frequentemente envolvido. Caracteristicamente o dedo fica encurvado e adquire uma calosidade na região dorsal provocada pelo atrito com o calçado. Em alguns casos pode desenvolver-se também calosidades na extremidade do artelho secundária ao atrito com o solo.

Porque ocorre a dedo em garra?
A deformidade é provocada principalmente por um desequilíbrio muscular relacionado ao uso de calçados inadequados e/ou a um traumatismo local.

Como é o tratamento do dedo em garra?
Inicialmente deve-se tentar acomodar a deformidade com o uso de calçados adequados, que possuam a caixa anterior (região que acomoda os dedo do pé) espaçosa. Se o tratamento conservador não leva ao alívio dos sintomas, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

Como é a cirurgia para correção do dedo em garra?
A cirurgia habitualmente envolve o realinhamento do artelho através de transferências tendinosas, associadas ou não à artroplastias (procedimentos ósseos que envolvem a remoção da extremidade da falange e reconstrução articular).

Como é o pós-operatório?
O paciente é habitualmente liberado para caminhar no dia seguinte a cirurgia com um calçado aberto adequado. Um pino de metal, chamado de fio de Kirschner, pode ser utilizado para manter o alinhamento do artelho. Quando utilizado, ele é removido com 2 a 4 semanas no consultório.

A remoção deste pino é muito dolorosa?
Não. A remoção deste pino é facilmente realizada no consultório e por provocar muito pouca dor, dispensa qualquer tipo de anestesia.

Receba novidades